Atualizado: 22/01/15
A Polícia Civil de Minas Gerais lançou, nesta
terça-feira (20/01), o aplicativo da Delegacia Virtual para celulares e
dispositivos móveis que utilizam o sistema operacional Android. Agora, o
cidadão pode contar com a facilidade do registro de acidente de trânsito sem
vítimas pelo celular. O novo recurso permitirá também que o usuário obtenha
informações de localização por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e
que possa acionar a câmera de seu
aparelho para anexar imagens e filmes em uma ocorrência. O aplicativo suporta
as versões do sistema Android 4 ou superior. Para obtê-lo, basta acessar a
página da Google Play Store e baixar o aplicativo. A versão para o IOS, da
Apple, já foi homologada e deve ficar disponível pela empresa nos próximos
dias.
Delegacia Virtual
Implantada em 30 de abril, a Delegacia
Virtual atualmente opera para registro de acidentes de veículo sem vítimas,
perda e extravio de documentos e objetos pessoais, notificação de
desaparecimento ou localização de pessoas e registro de danos simples, como
danos a patrimônio privado, destruição de bens, depredações e pichações. Já foram registradas pela Delegacia Virtual
aproximadamente 85 mil ocorrências. Destas, 30.182 foram por acidentes de
trânsito sem vítimas, 50.566 por extravio de documentos, 3.535 por extravio de
objetos pessoais, 133 por comunicação de pessoa extraviada ou desaparecida e
210 por danos simples. De acordo com a superintendente-adjunta de Informações e
Inteligência Policial, delegada Yukari Miyata, as ocorrências relativas a
acidentes de trânsito sem vítimas e extravios de documentos e objetos pessoais
representam 12,94% do total em todo o Estado. “A expectativa é que a nova
ferramenta possibilite a redução no fluxo de atendimentos, sobretudo em
unidades da Polícia Militar”, afirma.
Como funciona
Com acesso por meio do endereço
www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, a Delegacia Virtual tem links de atalho
também nos sites do DETRAN/MG (www.detran.mg.gov.br) e da Polícia Civil de
Minas Gerais (www.policiacivil.mg.gov.br).
O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do
preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente, na tela.
Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passa por uma triagem. Em até
quinze minutos, é emitida uma mensagem, informando o número do Registro de
Evento de Defesa Social (REDS), bem como a forma de acessá-lo no site do
Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), para imprimi-lo. O documento pode
ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de
documentos e outros fins. Assessoria de Comunicação – PCMG imprensa@pc.mg.gov.br/
AVOZ DO POVO.
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