O segmento de 150 km que, pela
primeira vez, será monitorado pelos aparelhos, teve 15 mortes em acidentes, no
primeiro semestre deste ano, e registra média de 27 óbitos ao ano, segundo
dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os equipamentos, segundo a supervisão regional
do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Uberlândia,
serão colocados em pontos considerados críticos na rodovia. Entre eles, estão
locais com fluxo intenso de veículos e que registraram significativo número de
acidentes. Dos seis aparelhos a serem
instalados, dois ficarão posicionados na saída de Uberlândia pela rodovia
BR-365 e um em frente a uma escola do bairro Vila Marielza, zona rural de
Uberlândia. Dois outros devem ser colocados no trevo de acesso às cidades
vizinhas de Indianópolis e Iraí de Minas. Um último deverá ficar na entrada de
Patrocínio. “Os pontos foram analisados pela engenharia da empresa que é
responsável pelos radares, cuja maioria será de painel eletrônico. A empresa já
estava licitada e, seguindo um cronograma de implantação e modernização de
aparelhos em Minas, está aqui para realizar o trabalho”, disse o supervisor
regional do Dnit, José Maria da Cunha. Uma vez testados, os radares devem funcionar
imediatamente e, com isso, a expectativa da PRF local é que o número de
acidentes reduza. Isso uma vez que a rodovia, nesta parte, é conhecida por
registrar colisões entre veículos e capotamentos com mortes. “O pior trecho, para nós, é o que fica próximo
à Usina de Miranda. Temos pista simples e, com um fluxo de veículos aumentando
cada dia mais, as pessoas não têm muita paciência”, disse a inspetora-chefe da
PRF Jane Santos, lembrando que, consequentemente, as ultrapassagens nesta
estrada são comuns e perigosas. Rodovia é utilizada por veículos de carga para
ligação a outras regiões O segmento da BR-365 de 150 km, que receberá
radares, é usado como ponto de ligação de muitos moradores de Patos de Minas e
Patrocínio que, por exemplo, trabalham ou estudam em Uberlândia. São pessoas
que vêm e voltam pelo trecho durante o fim de semana, principalmente. Mas a estrada no Triângulo Mineiro também é um
dos pontos de ligação a outros locais utilizados pelos veículos de carga. Como
rodovia, permite que carretas alcancem o centro e o norte de Minas Gerais e
possibilita aos motoristas vindos do Sul do país acessarem o Nordeste ou a
região Centro-Oeste do país. Com esse
fluxo de veículos, neste ano, por exemplo, foram anotados 363 acidentes no
trecho que ganhará seis pontos de radares, de acordo com a Polícia Rodoviária
Federal (PRF). Ao menos 151 pessoas tiveram ferimentos leves e outras 90
ficaram gravemente feridas nesses casos. A quantidade média de acidentes ao ano
neste trecho é de 720 casos. Acidentes
provocaram 15 óbitos no primeiro semestre de 2014, aponta PRF No
primeiro semestre deste ano, 15 pessoas morreram em acidentes no trecho da
BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio, aponta levantamento do Núcleo de
Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O número representa
mais da metade da média de 27 óbitos anuais verificada nos últimos seis anos. Uma das mortes em 2014 ocorreu no dia 9 de
junho, quando um homem de 40 anos foi a óbito após o caminhão que ele dirigia
cair em uma ribanceira no km 638, na lateral da pista da BR-365. A carreta
seguia para o Mato Grosso e carregava algodão. Em outro caso grave, no dia 31 de janeiro,
três pessoas morreram em um acidente próximo ao trevo de Monte Carmelo. Na
ocasião, dois bitrens carregados de combustível, um caminhão com arroz, um
ônibus e uma caminhonete colidiram e se incendiaram. (Correio de Uberlândia). Fonte: Patrocínio
Agora.
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